Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-17 às 20h49

Ministra Ana Mendes Godinho reforça importância do investimento na área social na Europa

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (Foto: João Bica)
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou a necessidade de reforçar o investimento na área social na Europa, durante a reunião informal dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais –da União Europeia.

A Ministra presidiu à sessão sobre "A contribuição dos sistemas de proteção social para a recuperação da crise". 

Nesse âmbito afirmou que «é nossa tarefa promover políticas europeias que reforcem os Estados Sociais e que promovam a solidariedade. Isso exige redes de proteção social robustas, serviços públicos robustos e um diálogo social forte, bem como investimento público na área social».

Ana Mendes Godinho referiu a importância do Estado Social, que foi capaz de responder com eficácia a uma situação excecional como a que atravessamos com a atual crise pandémica. 

A Ministra salientou, igualmente, que esta crise deixou evidente a necessidade de acelerar mudanças económicas e sociais para garantir promoção dos objetivos de sustentabilidade e inclusão, nomeadamente na proteção dos mais vulneráveis, garantindo que ninguém fica para trás. 

Direitos Sociais

O reforço do Pilar Europeu dos Direitos Sociais será uma das prioridades da Presidência portuguesa da União Europeia, no primeiro semestre de 2021.

«É importante combater os problemas da economia informal, os desafios dos novos modelos de trabalho e assumir a necessidade de termos sistemas de proteção social inclusivos», disse, acrescentando que a União Europeia desempenha aqui um papel fundamental. 

«É crucial esforço conjunto para combater desemprego, desigualdades, pobreza e exclusão social com instrumentos financeiros e capacidade de intervenção rápida», disse ainda.

«A convergência, a solidariedade e a coesão social e territorial devem ser os motores da recuperação», sublinhou Ana Mendes Godinho.