Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-02 às 15h13

Ministério da Agricultura homologa projetos para reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no novo reservatório do Espinheiro, onde foram apresentadas as conclusões do estudo «Regadio 2030 », Évora, 10 dezembro 2021. (Foto: Nuno Veiga/Lusa)
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou quatro projetos para a reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais, nos concelhos de Vale de Cambra, Viseu e Vinhais.

No concelho de Vale de Cambra, o projeto é promovido pela Junta de Agricultores de Cavião e visa a reabilitação do regadio tradicional de Cavião, beneficiando uma área de 35 hectares e 141 beneficiários. Prevê-se uma poupança de água superior a 20%, num investimento de 160 840 euros.

No concelho de Viseu, o projeto é promovido pela Junta de Freguesia de Bodiosa e tem como objetivo a modernização do sistema de regadio da Poça da Presa. Irá beneficiar uma área de 7 hectares e 26 beneficiários, passando de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão, o que aumentará a eficiência da utilização da água. O montante total do investimento aprovado é de 74 354 euros.

Já no concelho de Vinhais foram homologados dois projetos. Um deles é promovido pela Junta de Agricultores de Vila Verde e visa a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde. Irá beneficiar 36,69 hectares e 38 beneficiários e prevê-se que permita uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 129 272 euros. 

O outro projeto é promovido pela Junta de Agricultores de Santa Cruz, com vista à reabilitação do regadio tradicional de Santa Cruz, e tem uma área beneficiada de 24,10 hectares e 39 beneficiários. Também neste caso se prevê uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 93 636 euros.

«O regadio público coletivo, eficiente e sustentável, tem sido, desde sempre, uma prioridade para o Governo, dado o seu papel fundamental para que a agricultura portuguesa continue o caminho da modernização, desenvolvimento e competitividade, e estes quatro projetos vêm refletir isso mesmo», afirma a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Com um montante total de investimento de 458 mil euros, os projetos hoje homologados são financiados a 100% no âmbito da Operação 3.4.2 «Melhoria da eficiência dos regadios existentes», do PDR2020.