Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-14 às 11h32

Militares guineenses vão poder integrar missões de manutenção de paz portuguesas

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante visita à Guiné-Bissau, acompanhado pelo homólogo guineense, Sandji Fati, Bissau, 14 dezembro 2021
Os militares guineenses vão poder integrar contingentes portugueses em missões de manutenção de paz, como já acontece com os do Brasil e de Timor-Leste, disse o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
 
Num encontro com os jornalistas de órgãos portugueses, durante a visita de trabalho de dois dias que está a efetuar à Guiné-Bissau, João Gomes Cravinho indicou as linhas mestras do futuro programa-quadro que vai marcar a cooperação militar entre os dois países até 2025 e que foi assinado esta manhã por João Gomes Cravinho e pelo seu homólogo guineense, Sandji Fati. Este documento dá continuidade às ações, mas também contempla inovações e alguma mudança de paradigma na cooperação militar entre os dois países.
 
O Ministro português afirmou que ainda não existem valores do novo programa-quadro, mas assegurou que serão mobilizados «os recursos que forem necessários», para o executar já a partir de janeiro de 2022.
 
Uma das inovações do novo programa-quadro é a possibilidade de capacitação dos militares guineenses para que passem a integrar contingentes portugueses em missões de manutenção de paz juntamente com os seus camaradas lusos:
 
«Temos disponibilidade para acolher em Portugal militares guineenses para que possam fazer o período de aprontamento e de criação de condições para que possam participar, integrados no contingente português, nas missões de paz», disse João Gomes Cravinho.
 
Por outro lado, o Ministro disse que Portugal vai formar militares guineenses para que constituam contingentes próprios que possam ajudar o país a retornar a sua participação em missões internacionais de manutenção de paz.
 
Cooperação militar com países de língua portuguesa começou na Guiné-Bissau
 
João Gomes Cravinho destacou o facto da cooperação no domínio militar de Portugal com os países de língua portuguesa ter sido iniciada com a Guiné-Bissau e salientou que, a partir de agora, o programa-quadro entre os militares estará sincronizado com o todo o programa de cooperação entre os dois países.
 
O Ministro disse também que será reforçado o diálogo político entre as direções-gerais de política de Defesa dos dois países e promovidas ações de formação aos militares guineenses para o seu conhecimento da língua portuguesa, que é uma das apostas das atuais chefias militares do país.
 
João Gomes Cravinho enalteceu também a importância do português para as Forças Armadas, por ser «umas das línguas unificadoras da Guiné-Bissau», que é utilizada na formação dos militares e, ainda, por ser «língua de internacionalidade» do país.