Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-16 às 18h43

«Melhor forma de manter confiança dos cidadãos é com total transparência»

Ministra da Saúde, Marta Temido, antes da reunião informal de Ministros da Saúde da União Europeia, Lisboa, 1 março 2021 (Foto: António Pedro Santos/Lusa)
A Ministra da Saúde, Mara Temido, afirmou que «a melhor forma de manter a confiança dos cidadãos é transmitir, com total transparência, aquilo que são os passos sucessivos deste processo» relacionado com a vacinação.

Na conferência de imprensa após a reunião virtual dos Ministros da Saúde da União Europeia, a Ministra referiu que Portugal mantém a confiança no processo de vacinação, apesar dos problemas relacionados com o fármaco da AstraZeneca.

«A nossa confiança no processo de vacinação e na Comissão e nas agências europeias não sai em momento nenhum beliscada pelo facto de nós, por transparência, darmos nota de que, num contexto de uma doença nova e de medicamentos novos, termos momentos de incertezas», disse.

Marta Temido sublinhou que os Estados-membros identificaram reações adversas que, «apesar de ainda não totalmente identificadas em termos de casualidade como decorrentes da toma do medicamento, obrigaram a uma maior atenção sobre os mesmos e obrigaram, por precaução, a informar transparentemente o público sobre estas questões».

Portugal decidiu «suspender durante algum tempo» a administração de vacinas da AstraZeneca até que a Agência Europeia do Medicamento possa ter uma palavra definitiva sobre estas dúvidas».