Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-14 às 11h56

Medalha de Mérito Cultural entregue a Cruzeiro Seixas

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entrega Medalha de Mérito Cultural a Artur do Cruzeiro Seixas, Lisboa, 14 outubro 2020

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregou esta manhã a Medalha de Mérito Cultural a Artur do Cruzeiro Seixas. A cerimónia decorreu no âmbito das celebrações do centenário do nascimento do artista.

A vida e obra de Cruzeiro Seixas, decano da arte portuguesa e um dos grandes nomes do surrealismo europeu, representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa. «Mais do que a devida homenagem pública que estes gestos representam, é a cultura portuguesa que se eleva ao reconhecer aqueles que nela deixaram o seu registo inapagável, como Cruzeiro Seixas», afirmou a Ministra da Cultura na ocasião.

Artur do Cruzeiro Seixas, nascido na Amadora a 3 de dezembro de 1920, começou a destacar-se ainda muito novo no meio artístico português. É autor de uma vasta obra no campo das artes plásticas, mas também na poesia e na escultura.

A cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Cultural a Cruzeiros Seixas decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal, onde está patente uma exposição intitulada "O Tempo das Imagens III - 35 anos do Centro Português de Serigrafia", que apresenta uma seleção de obras gráficas diversos artistas, incluindo Cruzeiro Seixas, produzidas no Centro Português de Serigrafia e doadas à Biblioteca Nacional.

A Ministra da Cultura transmitiu ainda a Cruzeiro Seixas que a Medalha de Mérito Cultural por si atribuída constitui «um reconhecimento institucional, mas é também um reconhecimento pessoal de alguém que se junta aos muitos que o admiram e que em si reconhecem um olhar que sempre viu mais longe e mais profundo. O que hoje entregamos há muito era sabido por quem o leu e por quem observou o universo interminável da sua obra: que o seu é um dos grandes nomes da cultura portuguesa», concluiu.

Tags: cultura, arte
Áreas:
Cultura