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Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-14 às 18h19

Mecanismos não presenciais de renovação e entrega de documentos evitaram mais de dois milhões de deslocações

Durante ano e meio de pandemia, o Instituto de Registos e Notariado recebeu 4,2 milhões de pedidos de Cartão do Cidadão e entregou 3,9 milhões. No terceiro trimestre do corrente ano, ainda por terminar, já foram atingidos números de pré-pandemia, com 776 534 pedidos e 742 249 entregas de CC.
 
A implementação de mecanismos de renovação e entrega não presenciais, nomeadamente a renovação por SMS, renovação on-line, entrega do CC em casa e principalmente a renovação automática, permitiram evitar 2,210 milhões de deslocações para atendimento presencial (pedidos de cartão e respetiva entrega). Até ao dia 13 de setembro, foram entregues um milhão de CC em casa pelos CTT e 1,210 milhões foram pedidos sem necessidade de deslocação ao balcão (on-line, sms, carta pin processo de renovação automática). 
 
Com estes novos canais, que resultam de um trabalho conjunto do IRN, IGFEJ, AMA, INCM, Autarquias Locais e CTT, conseguiu-se retirar das filas, ou seja, do fluxo de atendimento, 2,2 milhões de pessoas.
 
No período de um ano e meio foram realizados nos balcões do IRN 290 mil passaportes e concluídos 150 000 pedidos de nacionalidade.

Importa destacar que o IRN tem atendido sempre as situações de urgência, mitigando eventuais impactos sobre os planos profissionais ou pessoais da vida dos cidadãos. É neste contexto que, em 21 de agosto, os balcões do Departamento de Identificação Civil no Campus da Justiça, passaram a estar abertos aos sábados, entre as 9h00 e as 15h00, exclusivamente para atendimento sem marcação para pedidos, renovações e entregas de Cartões de Cidadão e Passaporte. 
 
Só no último sábado, neste balcão, foram efetuados 121 pedidos de Cartão de Cidadão e 88 entregas, 192 pedidos de Passaporte Eletrónico Português e 29 entregas, num total de 430 atendimentos. O tempo médio de espera entre as 9h00 e as 11h30 foi de 2 horas, entre as 11h30 e as 13h00 foi de 30 minutos, e entre as 13h00 e as 15h00 o atendimento foi praticamente imediato. Nenhum cidadão ficou por atender.