Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-22 às 12h29

Material recuperado nas oficinas da CP vai permitir melhorar serviços

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, nas oficinas da CP, Entroncamento, 22 julho 2020
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o Secretário das Infraestruturas, Jorge Delgado, visitaram as oficinas da CP no Entroncamento, onde assistem a uma breve apresentação do material circulante que está a ser recuperado para a Linha de Sintra.

A recuperação destas unidades permitirá operar os serviços nas linhas de Sintra e Azambuja com maior fiabilidade e robustez, reduzindo a perto de zero a probabilidade de supressões de comboios.

Na Linha da Azambuja, a introdução destes comboios permitirá aumentar a oferta em cerca de 8000 lugares por dia, por se passarem a usar exclusivamente as unidades de 2 pisos.

Material recuperado

Desde o início do ano, a CP já recuperou, além da automotora elétrica que entra hoje ao serviço, 6 locomotivas elétricas, 3 locomotivas Diesel e 4 carruagens. 

As locomotivas Diesel e as carruagens recuperadas já se encontram ao serviço na Linha do Douro. 

À medida que forem estando disponíveis mais carruagens, começarão também a ser utilizadas na linha do Minho, com as locomotivas elétricas recuperadas, permitindo reforçar os serviços regionais do resto do País com as automotoras Diesel que dai são libertadas. 

Entretanto, estão também a ser entregues as carruagens que foram compradas à Renfe, as primeiras das quais já estão em Guifões a ser objeto dos trabalhos de adaptação necessários para poderem circular na rede ferroviária nacional.