Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-12 às 18h00

Mar vai ser «um importante elemento» durante a presidência portuguesa

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou que o mar vai ser «um importante elemento» durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021.

Durante a audição na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, na qual participou por videochamada, o Ministro sublinhou que a presidência ocorre «num momento particularmente sensível, em que a pandemia e as consequências socioeconómicas representam um desafio sem precedentes».

Ricardo Serrão Santos acrescentou que o mar vai assumir esta importância enquanto fonte de biodiversidade e obrigando a uma maior participação da sociedade civil. 

Durante este semestre, as prioridades passarão pela negociação de quotas e de capturas máximas autorizadas, pela aprovação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pesca e Aquicultura e pela realização de uma conferência sobre política marítima integrada.

O Governo pretenderá ainda garantir uma política comum sólida no setor das pescas para dar continuidade à sua implementação e financiamento rumo a uma gestão sustentável dos recursos.

Portugal quer ter uma agenda azul «forte e focada no investimento». «As questões do mar e do oceano não são menores para a Comissão Europeia e não o serão também durante a presidência portuguesa», acrescentou.

Áreas:
Mar