Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-12 às 16h04

«Mais do que uma mudança, é trabalhar pelo futuro»

Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, visita recuperação de casa particular por IPSS, Tondela, 12 agosto 2020
O Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, visitou o concelho de Tondela para acompanhar as obras que estão a ser executadas em casas particulares pela Just a Change, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que se dedica a combater a pobreza habitacional.

«Queremos deixar o nosso agradecimento e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo desta década pela Just a Change, que, na verdade, é responsável por mais do que uma mudança. Não se trata apenas de reabilitar uma casa, mas de o fazer ao lado das instituições locais e da comunidade, dos donos da casa, envolvendo-os, criando laços e contruindo o futuro», disse.

Em 2020 a Just a Change cumpre 10 anos de atividade, tendo já reabilitado 200 casas particulares e 50 instituições degradadas ou com falta de condições de habitabilidade, através de ações de voluntariado que ao longo do tempo reuniram mais de cinco mil jovens. 

Na visita, que que estava acompanhado pelo presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, por autarcas e deputados à Assembleia da República pelo distrito de Viseu, o Secretário de Estado assinalou que «o desenvolvimento regional também se consegue com esta cooperação entre o poder central, o poder autárquico e instituições como a Just a Change».

Este ano, devido às imitações impostas pela pandemia, a Just a Change tem apenas quatro campos de férias planeados, sendo Tondela um dos concelhos selecionados para a intervenção em casas sinalizadas pela autarquia.

O orçamento para a reparação de cada habitação costuma variar entre os 8 e os 12 mil euros, embora nas intervenções em curso no concelho de Tondela este valor possa ser ultrapassado, já que algumas obras são mais profundas do que o habitual e envolvem a reparação de telhados e a substituição das instalações elétricas. 

A autarquia paga os materiais e os custos com alguma contratação local – que seja necessária para intervenções mais complexas –, tudo sendo comprado localmente, para contribuir para a economia da região. As equipas de 23 voluntários presentes em Tondela estão alojadas na escola profissional da cidade durante a interrupção letiva. 

A Just a Change faz estes campos de férias com voluntários nacionais, mas também estrangeiros, na sua maioria estudantes universitários, que dedicam parte das suas férias a ajudar quem precisa.