Saltar para conteúdo

Notícias

2021-06-02 às 18h17

Mais de 20% dos portugueses com vacinação completa contra Covid-19

Posto de vacinação em Olhão (Foto: Vasco Célio/Lusa)
Mais de 20% dos portugueses já tem vacinação completa contra a Covid-19.

Neste momento, quase 5,7 milhões de vacinas foram administradas, tendo permitido inocular com pelo menos uma dose de vacina quase 3,8 milhões de pessoas, das quais mais de dois milhões têm já a vacinação completa. 

Olhando para a vacinação das faixas etárias de maior risco associado à doença de Covid-19, neste momento, em Portugal Continental, 77% dos maiores de 50 anos têm pelo menos uma dose de vacina e 39% têm a vacinação completa. 

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, salientou a importância do processo de vacinação: «Sempre dissemos que o nosso objetivo era vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, no caminho para uma maior proteção coletiva». 

«Nesta altura em que quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada, estas são boas notícias para todos, uma vez que cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros. Obviamente que ainda é demasiado cedo para pensarmos que esta pandemia acabou, mas estes dados vêm dar-nos uma força redobrada para podermos prosseguir os nossos esforços no sentido de proteção de toda a população», acrescentou.

Confirmando-se o calendário de receção de vacinas previsto, até ao final de junho Portugal deverá receber cerca de 4,5 milhões de vacinas.