Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-13 às 18h41

Mais 73 novas obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado apresentadas

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, na apresentação pública das obras adquiridas em 2021 no âmbito da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea relativa ao biénio 2021/2022, Lisboa, 13 julho 2021 (Foto: João Bica)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidiu à sessão de apresentação pública das obras adquiridas em 2021 no âmbito da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea relativa ao biénio 2021/2022.

Em Lisboa, na cerimónia de apresentação de 73 obras de arte, de pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a Ministra salientou que o investimento em aquisições tem sido reforçado «todos os anos», começando com 300 mil euros em 2019 e atingindo os 650 mil euros em 2021.

«Mantendo o nosso compromisso de até final do mandato termos um milhão de euros de aquisição anual, para o ano, o investimento será de 800 mil euros», acrescentou.

Este ano, foram compradas obras de artistas como Salomé Lamas, Francisco Vidal, Mónica de Miranda, Jorge Molder, André Cepeda, Bárbara Assis Pacheco, Carlos Noronha Feio, Diana Policarpo, Gabriela Albergaria, Joana Escoval, José Pedro Cortes, Kiluanji Kia Henda, Nikolai Nekh, Oficina Arara, Ricardo Jacinto, Sara Bichão e Tomás Cunha Ferreira.

Graça Fonseca destacou que o retomar da política de aquisições «foi precedida de aquisição da coleção dos Mirós [da coleção do ex-BPN], de quadros de Vieira da Silva e Arpad Szenes, à coleção Jorge de Brito, e da coleção ex-BPN», que envolvia diferentes artistas contemporâneos portugueses, num valor global de investimento superior a 70 milhões de euros.

A Ministra sublinhou também a importância de a coleção poder seguir uma «política de descentralização da sua exposição» para chegar a todos e ser fiel à valorização do território.

A Coleção de Arte Contemporânea do Estado foi iniciada em 1976 e está dispersa por vários organismos públicos, culturais e não culturais, contando com obras de artistas portugueses e estrangeiros.
Tags: arte
Áreas:
Cultura