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Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

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2020-12-31 às 9h33

Lojas de Cidadão realizaram cerca de 3 milhões de atendimentos presenciais em 2020

Loja do Cidadão
As Lojas de Cidadão realizaram cerca de 3 milhões de atendimentos presenciais em 2020, um ano particularmente desafiante para os serviços públicos em que foi preciso adaptar o atendimento presencial às regras de segurança impostas pela pandemia e robustecer a capacidade de resposta dos serviços digitais. 

O atendimento presencial e de proximidade, fundamental para garantir o acesso de todos aos serviços públicos, foi reforçado ao longo deste ano com a abertura de mais 105 novos Espaços Cidadão. Existem atualmente 59 Lojas de Cidadão e 735 Espaços Cidadão distribuídos por todo o território nacional, fruto da articulação entre a Administração Central e as Autarquias. O conjunto de serviços oferecidos por estes balcões foi também alargado. Hoje é possível renovar o Cartão de Cidadão (CC) em 573 Espaços Cidadão e, destes, 55 já permitem também fazer o levantamento no local.

Paralelamente à aposta na proximidade, mantém-se o reforço dos serviços públicos digitais que, face à crise pandémica que atravessamos, têm agora uma importância redobrada, permitindo que cidadãos e empresas possam aceder a mais de 200 serviços online, sem necessidade de deslocações. Entre janeiro e dezembro, foram realizados perto de 240 mil pedidos de renovação do CC online e 270 mil alterações de morada. 

Prova da adesão dos cidadãos aos serviços digitais é o crescimento das Chaves Móveis Digitais que são já 2,5 milhões, sendo que destas mais de 1,5 milhões estão ativas, o que significa que foram de facto utilizadas para aceder a algum serviço.

No que respeita às empresas, foram tramitados mais de 76 mil pedidos. A Declaração de estabelecimento Saudável & Seguro para Alojamento Local foi o mais solicitado (10.462), seguido do registo de Alojamento Local (7.574), do pedido de instalação de estabelecimento ou acesso à atividade por empresas de restauração e bebidas (4.489) e do pedido de instalação de esplanada aberta (4.431).

No total, o portal ePortugal, gerido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), permitiu a realização de mais de meio milhão de serviços e acumulou mais de 7 milhões de visualizações de página.

A atividade dos centros de contacto da AMA também registou um aumento significativo, tendo recebido um total de 1.760.827 chamadas e 399.720 emails. Com o agravamento da situação pandémica, as linhas telefónicas para cidadãos e empresas passaram de um volume médio mensal de 54.266 chamadas e de 11.946 emails (em janeiro/fevereiro de 2020) para um volume superior a 160.000 chamadas e 36.000 emails por mês. 

O Governo continuará a trabalhar para aproximar o atendimento das pessoas e empresas, aprofundando a transformação digital da Administração Pública de forma inclusiva em todo o território e melhorando a acessibilidade física e digital.