Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24. Esta linha entrou em funcionamento a 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.
O site do SNS24 dispõe já de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.
De sublinhar que o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa.
Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.
Atualmente, está disponível um canal de conversação no site do SNS24, que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.
A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.
O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.
A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha que esta é uma «iniciativa muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a este serviço. O Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos».
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destaca ainda que «a disponibilização desta nova ferramenta vem reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para trás».