Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-16 às 18h26

Limpeza e desinfeção de navios de Transtejo/Soflusa para conter Covid-19

Ministro do Ambiente a da Ação Climática, Matos Fernandes, acompanha limpeza e desinfeção dos barcos da Transtejo/Soflusa, visando a redução de risco de contágio do Covid-19, Barreiro, 16 março 2020 (foto: João Bica)
O Ministro do Ambiente a da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, acompanhou a ação de limpeza e desinfeção dos barcos que fazem a ligação do Tejo, visando a redução de risco de contaminação e contágio do Covid-19 nos transportes públicos, nos barcos atracados à estação fluvial do Barreiro.

A aplicação do produto – uma nova tecnologia de desinfeção física, inócua para os humanos e animais, mas mortal para uma ampla variedade de bactérias, fungos, leveduras e vírus – irá ser feita em toda a frota e nas estações fluviais, com especial incidência nos locais de contacto dos passageiros. 

Nos barcos, o desinfetante será aplicado nas cabines e nas zonas de passageiros, nomeadamente nos bancos, varões, pegas, vidros e outras superfícies, devendo estar toda a frota limpa no dia 18. 

Nas estações fluviais, será aplicado nos corrimãos, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabines e postos de venda e outras instalações.

O produto tem estado também a ser aplicado no Metropolitano de Lisboa e no Metro do Porto.

O produto foi testado segundo a norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus, tendo revelado uma eficácia superior a 99,99% ao fim de 5 minutos e mantendo a sua ação, que é física e não química, durante um período de 30 dias.