Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-05 às 18h28

Lançamento da plataforma digital SupERa de apoio aos lares de idosos

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no lançamento da plataforma digital SupERa, Lisboa, 5 julho 2021
Para apoiar as ERPI e lares residenciais do setor social e solidário, o Governo lançou a SupERa, uma plataforma digital para os lares de idosos acompanharem a saúde dos utentes, através do registo dessa informação. Esses dados serão monitorizados pela Linha Covid Lares, que gerará alertas quando as informações exigirem intervenção.

Ao abrigo deste programa serão ainda entregues 2.400 oxímetros gratuitos a todos os lares de idosos do país, para a prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes.

A SupERa pretende facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos utentes. Estes registos ficam disponíveis numa área reservada da Instituição e facilitam a análise da evolução das medições de cada residente.

O programa produz alertas numa escala de três cores (verde, amarelo e vermelho) que orientará os profissionais na tomada de decisão perante o quadro clínico do residente. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta de apoio às instituições na vigilância ativa de sintomatologia associada à COVID-19, considerando o atual contexto pandémico, mas também na identificação precoce de outras patologias do foro respiratório.

O uso da SupERa é também um contributo para a digitalização do registo deste tipo de medições, evitando o registo em papel. Para além disso, a plataforma torna mais eficiente as rondas dos profissionais que realizam estas medições junto dos residentes, dado que os registos podem ser gravados diretamente na SupERa por meio de um smartphone ou tablet.

«A digitalização e a transição digital das instituições do setor social, e a introdução de meios de digitalização no funcionamento do dia-a-dia dos lares, são absolutamente prioritárias. Programas como o SupERa são fundamentais para garantir a segurança e acompanhamento dos utentes», afirma a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Este programa resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Algarve Biomedical Center, no âmbito das medidas de apoio criadas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social dirigidas às estruturas residenciais para idosos e lares residenciais no contexto da pandemia. 

O registo e acesso à SupERa será efetuado no site www.supera.pt, com o apoio e suporte da linha COVID Lares, ativa desde outubro de 2020, disponível 24 horas, todos os dias com o objetivo de capacitar os profissionais em ERPI no controlo de surtos nos seus locais de trabalho.