Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-22 às 15h02

Lançados seis novos concursos no âmbito do Revive Natureza

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques
Depois da elevada procura registada nos primeiros conjuntos de imóveis colocados a concurso, a Turismo Fundos lança hoje um terceiro lote que integra seis imóveis afetos ao Fundo Revive Natureza para atribuição dos direitos de exploração:
 
- «Antigo Posto Fiscal em Monte Fidalgo», no distrito de Castelo Branco e concelho de Vila velha de Rodão;
- «Casa Florestal de Sul», no distrito de Coimbra e concelho da Figueira da Foz;
- «Antiga Sede da Administração Florestal na Figueira da Foz», no distrito da Coimbra e concelho da Figueira da Foz;
- «Chalet de São Pedro», no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande;
- «Casa do Pinheiro Manso», no distrito de Leiria e concelho da Marinha Grande;
- «Edifício Florestal da Abrigada», no distrito de Lisboa e concelho de Alenquer.

Estes seis imóveis públicos colocados a concurso serão, assim, objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos. Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até 20 de setembro de 2021.
 
Para o primeiro conjunto de doze imóveis, cujos concursos foram lançados a 21 de julho de 2020, foram recebidas 161 candidaturas, demonstrando, assim, o enorme interesse e procura relativamente ao Fundo Revive Natureza. As rendas propostas pelos adjudicatários dos concursos mostraram um valor muito superior ao definido nos Cadernos de Encargos e representam, na sua totalidade, uma receita anual de mais de 160 mil euros. Os projetos a desenvolver, irão permitir a criação de, pelo menos, 53 postos de trabalho com recurso a mão de obra local.
 
Relativamente ao segundo lote de sete imóveis, cujo prazo para apresentação de propostas terminou no passado dia 9 de abril, foram igualmente rececionadas 161 candidaturas encontrando-se, agora, em fase final de avaliação.
 
As tipologias de projetos mais representativas aos dois grupos de concursos respeitam a alojamento, a restauração e a atividades de divulgação das tradições e das culturas locais e de promoção de várias atividades económicas complementares. As propostas apresentadas pelos futuros adjudicatários, diferenciam-se ora por questões tecnológicas inovadoras, ora por inovarem no próprio serviço prestado, muitas vezes associado a estratégica e posicionamento diferenciadores. 
 
A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques afirma que «os resultados dos concursos já lançados ultrapassaram as melhores expectativas, o que mostra o grande interesse por parte dos privados na recuperação e valorização destes imóveis localizados em espaços únicos que dispõem de um elevado potencial de atração turística, evidenciando que o setor do turismo é uma atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social do País». Rita Marques acrescenta, ainda, que «o Revive Natureza irá gerar atratividade e visibilidade aos territórios, promovendo a valorização dos seus recursos e a notoriedade do destino nos vários mercados em articulação com agentes locais e promovendo Portugal como destino internacional, através de experiências sustentáveis e de destinos acessíveis e inclusivos.» 
 
O Fundo Revive Natureza irá disponibilizar cinco milhões de euros, com o objetivo de financiar a recuperação do portefólio destes imóveis.
 
Sobre o Fundo Revive Natureza
Criado através do Decreto-Lei n.º 161/2019, de 25 de outubro, o Fundo Revive Natureza é gerido pela Turismo Fundos, que faz a gestão global da rede de imóveis do Estado, distribuídos de norte a sul do país. O Fundo realiza a sua atividade através da integração, como ativos, de direitos respeitantes a imóveis abrangidos por regimes dos domínios públicos ou privados do Estado, autarquias locais, institutos públicos ou de outras entidades e promove a atribuição de direitos sobre os imóveis a entidades públicas ou privadas, com vista à sua requalificação para fins turísticos ou outros com estes conexos, gerando impacto económico na localidade ou região onde se encontram.
Info: www.revivenatura.pt
 
Sobre a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA
Integrada no Ministério da Economia e da Transição Digital, a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA é uma sociedade comercial constituída em 1995, mediante uma parceria entre o Turismo de Portugal, I.P., a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco S.A., responsável pela administração, gestão e representação de fundos imobiliários. Através dos fundos sob sua gestão, a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA, adquire imóveis integrados no património das empresas como forma de dotação de recursos financeiros imediatos às mesmas, para subsequente arrendamento, normalmente acompanhada da opção ou obrigação de recompra desses mesmos imóveis.
Info: www.turismofundos.pt