Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-26 às 16h53

Lançado novo concurso para o Hotel Turismo da Guarda no âmbito do programa Revive

Hotel Turismo da Guarda - Programa Revive
O anúncio do novo concurso para a concessão do Hotel Turismo da Guarda aguarda publicação em Diário da República e no Jornal Oficial. 
 
Encerrado durante vários anos, o Hotel Turismo da Guarda foi um dos primeiros imóveis colocados a concurso no âmbito do programa Revive. 
 
Em maio de 2018, foi assinado contrato de concessão para a recuperação e exploração deste imóvel pelo conso´rcio composto pelas sociedades MRG Property, S.A. e MRG – Construction, S.A., mas o projeto não avançou, devido a dificuldades financeiras com que o grupo concessionário, entretanto, se defrontou.
 
O contrato foi revogado, sendo agora lançado novo concurso que pretende dar, finalmente, uma nova vida a este emblemático edifício da cidade da Guarda, projetado em 1936 pelo arquiteto Vasco Regaleira. 
 
O imóvel será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, por uma renda mínima anual de € 35.317,80.
 
Este é o 25º imóvel colocado a concurso no âmbito do Revive. 
 
Os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentação de propostas que, além da recuperação do imóvel, promovam a sua valorização através da exploração turística e contribuam para atrair turistas para a região e para gerar novas dinâmicas na economia local.
 
O Hotel Turismo da Guarda foi um dos 33 imóveis do lote inicial do programa REVIVE, uma iniciativa dos Ministérios da Economia, da Cultura, das Finanças e da Defesa, que conta com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, e pretende recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais.
 
Em 2019 foi lançada a segunda edição do Revive, com a integração de 16 novos imóveis, e já em 2021 foram incluídos 3 novos imóveis de um terceiro lote que será anunciado até ao final do ano. 
 
O programa integra, atualmente, um total de 52 imóveis, 22 deles em territórios de baixa densidade. 
 
Foi já adjudicada a concessão de 18 destes imóveis, representando mais de 138 milhões de euros de investimento privado na recuperação de património público e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros.
 
Toda a informação sobre o novo concurso ficará disponível no site do Programa Revive a partir da publicação do anúncio de lançamento do concurso.