Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-22 às 11h29

Lançadas primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública financiadas pelo PRR

Plano de Recuperação e Resiliência
O Instituto Nacional de Administração, I.P., (INA, I.P.) lançou as primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). São quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores.

Estes cursos inserem-se no âmbito dos programas «AP 4.0 – Ferramentas de Produtividade» – com o objetivo de dotar os trabalhadores de competências digitais para a utilização de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento do seu trabalho, como por exemplo processamento de texto, cálculo, utilização de plataformas colaborativas e de ensino e formação à distância –  e «AP 4.0 – Tecnologias Emergentes e Gestão» – destinado a dirigentes e técnicos superiores, com o objetivo de dotar a estrutura de decisão da Administração Pública de conhecimentos que permitam melhorar os processos de gestão e decisão na adoção de tecnologias emergentes, como Cloud, Inteligência Artificial, Data Science, Código Aberto e Contratação TIC.

Serão também lançadas iniciativas de formação destinadas a técnicos da carreira de informática, com o objetivo de melhorar a resposta dos recursos internos da Administração Pública às necessidades de desenvolvimento e manutenção da infraestrutura digital dos Estado, bem como aos novos desafios que decorrem da modernização e digitalização do Estado.  

Até ao final do ano, estão previstos 13 cursos de formação em áreas como introdução à inteligência artificial, inovação e grandes dados, cibersegurança, otimização e Gestão de Dados em Excel ou elaboração de Dashboards de Apoio à Decisão. Cada edição tem uma lotação média de 20 participantes, prevendo-se alcançar um universo total de cerca de três centenas de trabalhadores.

No âmbito do PRR, a capacitação digital da Administração Pública inclui ainda o programa Infoexclusão Zero, destinado a trabalhadores públicos em situação de infoexclusão, que beneficiará em particular assistentes operacionais, das carreiras gerais e especiais das Administrações Públicas Central e Local.

No total, a componente do PRR destinada à transformação digital da Administração Pública prevê um investimento de cerca de 88 milhões de euros no aumento do nível de qualificações e de competências dos trabalhadores e dirigentes e na criação de condições para adoção de modelos mais ágeis e adaptativos na prestação de trabalho. É neste quadro de valorização das qualificações e da formação da Administração Pública que está ainda prevista a formação superior e avançada em gestão, ministrada pelo INA em consórcio com Instituições de Ensino Superior.

Com a devolução do estatuto de Instituto Público ao INA, responsável pelo desenho do novo modelo de ensino e formação na Administração Pública, foi possível celebrar protocolos de cooperação com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), no sentido de dotar este instituto público de recursos humanos altamente qualificados para a prossecução das suas atribuições ao nível da formação e para garantir a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública.