Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-18 às 16h06

IVAucher ultrapassa os 609 mil reembolsos

IVAucher, o IVA que vai e volta
Desde a fase de arranque de utilização do IVAucher, no dia 1, foram já efetuadas 609.560 operações de reembolso processadas pelas entidades emitentes de cartões bancários que integram o Programa, tendo sido já devolvidos mais de 5.550.000,00€ aos consumidores, o que corresponde a mais de 11 milhões de euros de consumos nos setores da restauração, alojamento e cultura.

As operações de reembolso entraram na fase de plena operacionalização, sendo previsível que nesta semana o prazo de dois dias uteis seja cumprido por todas as entidades financeiras.

O número de adesões tem vindo a aumentar tanto por parte dos contribuintes como dos comerciantes, estando registados mais de 667 mil consumidores (os consumidores que aderiram na fase inicial devem voltar a aceitar os termos de adesão conforme tem vindo a ser divulgado) e 7000 comerciantes, o que corresponde a quase 27.200 terminais de pagamento.

Recorde-se que para aderir ao Programa IVAucher basta ir a www.ivaucher.pt, sendo que os consumidores apenas tem de indicar o seu NIF e os comerciantes apenas tem registar os seus TPA – Terminais de Pagamento Automático atualmente em uso. Em ambas as situações, os termos e condições tem de ser aceites.

Tanto consumidores como comerciantes podem aderir a qualquer momento.

Os movimentos do IVAucher podem ser consultados na respetiva área reservada da página web (www.ivaucher.pt), onde também pode ser consultado o saldo (neste caso também disponível no Portal das Finanças www.portaldasfinancas.gov.pt).
Seguem ainda os links dos vídeos explicativos do programa:



Tags: impostos
Áreas:
Finanças