Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-28 às 12h28

«Investimentos sustentáveis devem ser prioritários no setor da energia»

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na videoconferência do Conselho informal dos Ministros da Energia da União Europeia, Lisboa, 28 abril 2020
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, participou na videoconferência do Conselho informal dos Ministros da Energia da União Europeia. 

Na reunião, o Ministro afirmou que os investimentos na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis serão cruciais para ultrapassar a crise provocada pela pandemia do coronavírus.

«Investimentos sustentáveis devem ser prioritários no setor da energia, contribuindo para os nossos objetivos climáticos e energéticos, enquanto impulsionam a economia», sublinhou Matos Fernandes.

A alocação de fundos no setor energético deve cumprir com os critérios definidos ao abrigo das orientações europeias para o financiamento sustentável, não sendo justificável que a urgência na recuperação altere a prioridade em investimentos nas tecnologias de baixo carbono, afirmou o Ministro aos seus colegas europeus.

João Pedro Matos Fernandes sublinhou ainda a necessidade de se criarem de imediato os mecanismos que financiem os investimentos necessários para a saída da crise.