Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-23 às 14h56

Investimento no sistema de vigilância costeira vai contribuir para afirmação da Madeira

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante a visita à Madeira, Funchal, 23 julho 2021 (Foto: Homem de Gouveia/Lusa)
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o investimento de 1,4 milhões de euros no sistema de vigilância costeira da Madeira vai contribuir para a afirmação do arquipélago como um destino seguro.

No Funchal, na cerimónia que assinalou a conclusão do investimento de 1,4 milhões de euros, o Ministro realçou que foi possível contribuir para o objetivo da Madeira de ser «uma região de referência como território seguro».

Eduardo Cabrita disse ainda a importância que esta afirmação tem «para a qualidade de vida dos madeirenses, para a atração de turismo e investimento e num quadro de uma dimensão de coesão nacional».

O investimento foi financiado essencialmente pelo Fundo de Segurança Interna, assegurando por fundos da União Europeia, e surge enquadrado no Sistema de Vigilância Costeira na Região Autónoma da Madeira.

Durante a cerimónia, Eduardo Cabrita inaugurou uma das torres, uma lança e uma viatura que integram um projeto que inclui quatro torres de controlo (Calheta, Pico da Cruz, Ponta de São Loureço e Porto Santo) e sistemas de controlo móvel terrestre e marítimo.

«Portugal tem sido reconhecido nos últimos anos como um dos países mais seguros do mundo» e tem apresentado «nos últimos cinco anos os melhores dados da evolução da criminalidade desde que o atual modelo de registo foi criado em 1989», acrescentou.

Entre 2010 e 2020, na Madeira, a criminalidade geral baixou 24% e a violenta e grave baixou 34% e o Ministro realçou que estes equipamentos têm assumido um papel «extremamente importante como mecanismo preventivo e contributo para sentimento geral de segurança».