Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-12 às 20h31

«Inovação sem Fronteiras: A realidade por trás de mitos e barreiras»

A Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) lançou, em edição digital, o livro do 10.º Congresso Nacional de Administração Pública, que teve como mote a «Inovação sem Fronteiras: A realidade por trás de mitos e barreiras».

O documento, acessível através do site do INA, junta as intervenções dos vários participantes – gestores públicos experientes, empresários de sucesso e investigadores – que se debruçaram sobre o tema da Inovação, cruzando o conhecimento e a experiência acumulada ao longo do seu percurso profissional.

As políticas públicas de inovação, as tecnologias e a Administração Pública do futuro e o papel dos ambientes de trabalho foram os pontos fortes das mesas redondas que fizeram parte do programa.

Nas três sessões paralelas, foram apresentados cinco projetos experimentais de inovação, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), projetos inovadores com resultados na Administração Pública portuguesa e a ligação entre a investigação e a inovação.

O 10.º Congresso realizou-se a 31 de outubro de 2018 e contou, na sessão de abertura, com as intervenções do Ministro das Finanças, Mário Centeno, e da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Já a sessão de encerramento, ficou a cargo da Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

Esta foi uma iniciativa que, a partir das conclusões do ciclo de encontros promovido pelo INA em 2018, procurou aprofundar a reflexão e a discussão informada em torno dos desafios futuros da Administração Pública.