Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-08 às 17h02

Inovação e Transição Digital em destaque na reunião de diretores gerais dos Estados da União Europeia

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na videoconferência de Diretores Gerais da União Europeia, 8 março 2021
O debate sobre como a União Europeia pode promover uma abordagem mais eficiente para ações sobre digital e inovação foi o destaque na terceira de quatro iniciativas da área de Turismo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, numa videoconferência de Diretores Gerais dos 27.
 
Na abertura da reunião, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou o «compromisso e a determinação para impulsionar a recuperação do Turismo e fazer deste setor, deste ecossistema, um líder do desenvolvimento e da prosperidade da Europa».
 
«O grande ênfase está na recuperação sustentável. A sustentabilidade ambiental, social e económica deve ser nosso objetivo comum, desde Governos a operadores, passando por organizações de base comunitária e turistas. Esta é uma responsabilidade compartilhada e devemos trabalhar juntos», sublinhou.
 
Para Rita Marques, no quadro da transição digital «é imprescindível pensar promover negócios inovadores, desenvolvendo competências digitais e incentivando o uso da tecnologia na gestão estratégica e operacional».
 
A reunião dos Diretores, responsáveis por implementarem políticas e medidas, focou-se na inovação e na economia digital, como pilares para o futuro do ecossistema turístico, ao projetarem a oportunidade para melhorar metodologias de trabalho, redes de cooperação e fortalecimento de uma posição global.
 
Antes desta reunião, decorreu um encontro virtual de especialistas para debater o papel dos dados no restabelecimento da competitividade do setor do turismo, em especial no que se refere ao potencial dos recursos de Big Data.
 
Na área do Turismo, a Presidência Portuguesa fixou três objetivos principais: Qualificações; Transição Digital e Sustentabilidade.
 
Neste âmbito, decorreu o Fórum Internacional da Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo e a Reunião Informal dos Ministros do Turismo.
 
Em maio, decorrerá o Fórum de alto nível relativo à Sustentabilidade e Turismo.