Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-23 às 12h57

Indústria dos moldes é «essencial ao País»

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no encerramento do Congresso da Indústria dos Moldes, Leiria, 23 novembro 2019
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, encerrou o X Congresso da Indústria dos Moldes, que reuniu o sector em Ortigosa, Leiria.

Perante 400 empresários, Ana Abrunhosa afirmou que, se no passado, «houve algo que distinguiu este território no país e no mundo, foi a maneira como estes empresários sempre trabalharam em conjunto» e que «trabalhar em conjunto é muito importante numa era de desafios globais».

Ana Abrunhosa explicou que as as empresas têm de «investir, mas não só na tecnologia. Têm de apostar em novos modelos de organização, mais flexíveis, em novos modelos de negócio, em trabalhadores mais adequados às necessidades e cada vez mais qualificados».

«Do nosso lado, contam com medidas que apoiam o investimento e as empresas para contratarem recursos altamente qualificados. Temos apoios diretamente às empresas, mas também para a envolvente», porque associações e centros tecnológicos activos e dinâmicos fazem toda a diferença numa economia circular. E, «como a história nos mostrou, este sector sempre conseguiu superar os desafios ao longo dos anos porque se soube organizar colectivamente», acrescentou.

A Ministra da Coesão prometeu «dar testemunho do extraordinário valor, resiliência e exemplo» deste sector e deixou um desafio aos empresários da região: «Porque não investir num Parque de Ciência e Tecnologia para a Indústria?»