Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-25 às 14h34

Indústria do cinema e do audiovisual deve ser considerada «prioridade nacional num futuro próximo»

Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Média, Nuno Artur Silva
O Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirmou que a indústria do cinema e do audiovisual deve ser considerada uma «prioridade nacional pelo Governo num futuro próximo».
 
No encontro ONSeries Lisboa, o Secretário de Estado destacou o momento em que o País atravessa no seio desta indústria e como está a viver um «princípio de possibilidade para uma época de ouro».
 
Nuno Artur Silva realçou que «por cada euro investido em Portugal por uma produtora estrangeira há um retorno quatro vezes superior para a economia portuguesa» e referiu que o prolongamento do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema vai ser uma ferramenta importante para atrair investimento.
 
«Queremos trabalhar num meio em que haja produção regular de formatos diversos com condições aos argumentistas para escreverem as histórias e onde se aposte mais na coprodução, equilibrando um sistema mais de arte e ensaio com um sistema de cultura pop», acrescentou o Secretário de Estado.
 
Nuno Artur Silva disse também que Portugal só poderá «ganhar escala, orçamento e possibilidade de internacionalização» se se juntar. a outros países. «Temos de encontrar a nossa Escandinávia, isto é, quais os países com os quais podemos estabelecer relações estáveis, fixas, duradouras para poder ganhar uma escala internacional», afirmou.

Áreas:
Cultura