Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-11 às 6h46

Incêndios: Primeiro-Ministro apela a que se evitem comportamentos de risco

Incêndios: Primeiro-Ministro apela a que se evitem comportamentos de risco
O Primeiro-Ministro António Costa elogiou hoje o trabalho que tem sido feito em Portugal, a diversos níveis, na prevenção e combate aos incêndios: «nos últimos três anos conseguimos reduzir em 50% o número de incêndios e em 64% a área ardida relativamente à década anterior», sublinhando que «este resultado é fruto do trabalho dos diferentes agentes de proteção civil, dos bombeiros em particular, mas sobretudo fruto da ação cívica dos portugueses: na limpeza dos terrenos e no evitar de comportamentos de risco». E esta é uma tendência que «temos de manter, para segurança de todos», acrescentou. 

Tendo em conta que as previsões meteorológicas indicam um aumento de temperatura para os próximos dias, «haverá riscos acrescidos» e, avisou, «terá de haver também cuidados acrescidos».

Numa mensagem de vídeo gravada na Residência Oficial, em São Bento, o Primeiro-Ministro recordou «as imagens terríveis do que tem acontecido noutros países devido a temperaturas muito elevadas» e manifestou um desejo: «não queremos ver este cenário outra vez entre nós». 

«Evitar nova tragédia em Portugal»

Para o Primeiro-Ministro António Costa, «cada um de nós tem de se empenhar para ter todos os cuidados e, assim, evitar que os incêndios sejam de novo uma tragédia em Portugal».

Sendo certo que «em caso de necessidade podemos contar com os agentes da proteção civil, com os nossos bombeiros», o principal é mesmo a prevenção. «Contemos, sobretudo, com cada um de nós. Evitando comportamentos que podem desencadear, involuntariamente, muitos incêndios».

E o Primeiro-Ministro conclui, reforçando o apelo a todos: «tenha cuidado, cuide de si, cuide dos outros, cuide da nossa floresta, cuide do nosso País».