Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-28 às 19h11

Inaugurada nova ponte-cais em Sesimbra

Inauguração de nova ponte-cais em Sesimbra, 28 abril 2021
O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participaram na inauguração de uma nova ponte-cais no Porto de Sesimbra.

O projeto, com 360 metros de cais acostável para embarcações de pesca, teve um custo total de 3,25 milhões de euros, cofinanciado em 2,3 milhões de euros pela União Europeia no âmbito do Programa Operacional Mar 2020

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações referiu o «quão central são, para a identidade e prosperidade do município de Sesimbra as duas atividades que dão vida ao Porto: as atividades piscatórias e as atividades náutica e de recreio», sendo por isso, muito importante esta obra que «vai permitir um reordenamento do porto e estabelecer uma área exclusiva à atividade de pesca». num equilíbrio entre «a nova economia e a velha economia». 

Hugo Santos Mendes deixou ainda uma palavra ao Porto de Sesimbra, que mostra que «os Portos, bem geridos e com os investimentos adequados, podem e devem servir as atividades económicas que, funcionando como motores de desenvolvimento da região, servem, elas próprias, uma comunidade».
 
Teresa Coelho afirmou que este equipamento portuário proporcionará aos utilizadores do porto de Pesca de Sesimbra «uma melhoria das condições de abrigo e de segurança das embarcações de pesca, face à agitação marítima, uma melhoria das condições técnico-funcionais de apoio à pesca e também uma melhoria do ordenamento e organização funcional do porto, elementos fundamentais para melhorarmos a operacionalidade deste porto».

O Governo, através deste projeto, reafirma a sua aposta na melhoria das condições de segurança e de funcionamento das infraestruturas portuárias de pesca, tendo já aprovado, nesta vertente, 122 projetos, num investimento total de 76,5 milhões de euros.