A Direção-Geral das Qualificações dos Trabalhadores em Funções Públicas – INA apresentou o Programa de Formação para 2020 que abrange as áreas da valorização profissional, das competências de inovação, das competências digitais, das competências de liderança, além da formação inicial geral e da formação transversal.
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, esteve na cerimónia de lançamento do Programa de Formação do INA para 2020, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa.
Na sua intervenção, a Ministra afirmou que a estratégia desta área do Governo está a ser definida com a participação de todas as áreas e reforçou que o INA, enquanto entidade competente pela área da formação na Administração Pública, tem o importante papel de fazer refletir sobre o que os recursos humanos necessitam para então disponibilizar uma oferta formativa que «alinhe a teoria e a adequação prática».
Alexandra Leitão defendeu que a aposta na qualificação e capacitação das competências de liderança, de inovação e de tecnologia é imperativa na dotação de pessoas e equipas motivadas para a ação.
O Programa Anual de Formação do INA para 2020 inclui 33 programas de capacitação, constituídos por 42 percursos formativos, com 235 cursos de formação e 14 núcleos de práticas. Este ano, a oferta do Centro de Formação INA será integrada por 736 ações de formação com um total de 9328 horas.