Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-12 às 12h20

Humanização dos serviços de saúde é prioridade do Governo

Secretário de Estado da Saúde, António Sales, na conferência «Saúde: A Prioridade da Legislatura», Lisboa, 12 novembro 2019 (Foto: João Bica)
O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, apontou a humanização dos serviços de saúde como «a primeira grande prioridade» do Governo nesta legislatura, a par da prestação dos cuidados de saúde.

O Secretário de Estado intervinha na abertura da conferência «Saúde: A Prioridade da Legislatura», organizada pela Convenção Nacional da Saúde e a Universidade Nova, em Lisboa.

António Sales disse que a humanização «é uma questão primordial», afirmando ainda a importância de envolver os cidadãos na gestão, na participação e na organização dos serviços de saúde.

Sublinhando que o Programa do Governo na área da saúde é essencialmente social, António Sales referiu algumas medidas «mais tangíveis» e relevantes porque vão ao encontro das classes mais fragilizadas e das pessoas mais vulneráveis, nomeadamente o alargamento do cheque-dentista às crianças a partir dos dois anos, o vale de óculos para crianças e jovens até aos 18 anos e para os idosos com Rendimento Social de Inserção.

O Secretário de Estado afirmou também que na anterior legislatura houve um esforço de contratação de todas as categorias profissionais da saúde, mas que «ainda não é o suficiente».

«Queremos mais e por isso vamos fazer um investimento sério nesta área», sublinhou, acrescentando que é preciso criar «uma cultura de rede nas áreas metropolitanas, nomeadamente em Lisboa».
Tags: saúde
Áreas:
Saúde