Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-18 às 15h14

Governo valoriza emprego qualificado na revisão do Programa de Revitalização do Pinhal Interior

Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, na reunião com os representantes dos 19 municípios da região do Pinhal Interior e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, 18 setembro 2020
A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, apresentou em Penela, Coimbra, as novas linhas de orientação estratégica do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, com destaque para a diversificação da atividade económica e fixação de empregos qualificados no território.
 
O Governo está a preparar a revisão do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), com o objetivo de abrir a porta a novas medidas estratégicas e projetos que valorizem o território mais afetado pelos incêndios florestais de 2017.

Na reunião com os autarcas em Penela, a Secretária de Estado sublinhou a importância de lançar iniciativas que promovam o rejuvenescimento populacional, fixem emprego qualificado, diversifiquem a atividade económica e tragam valor acrescentado para os recursos florestais e naturais do Pinhal Interior.

«Estamos em condições de olhar para este território com um foco ainda maior e ver que grandes projetos, verdadeiramente mobilizadores, são atrativos para as pessoas», disse Isabel Ferreira, antes do início da reunião com representantes dos 19 municípios da região do Pinhal Interior e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O PRPI arrancou há ano e meio com um total de 55 medidas, a maioria das quais já está em curso ou em vigor. Estas medidas foram desenhadas em torno de três eixos: promoção do ordenamento do espaço rústico, reforço da segurança das populações e a proteção dos espaços florestais e desenvolvimento de uma estratégia económica e social do território.

Entre os projetos lançados na primeira fase, Isabel Ferreira destacou o projeto piloto do sistema de informação cadastral simplificado, iniciado em oito municípios do Pinhal Interior.  A Secretária de Estado da Valorização do Interior apontou ainda o Guia Fiscal para o Interior, que altera o Estatuto dos Benefícios Fiscais em matéria de incentivos fiscais à atividade silvícola, e o Programa de Transformação da Paisagem, dirigido a territórios de floresta com elevada perigosidade de incêndio.

No terreno existem mais de 400 projetos de investimento – dos quais 146 milhões em incentivos públicos –, um valor expressivo para apoiar mudanças significativas no tecido económico do Pinhal Interior.