Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-22 às 20h53

Governo vai lançar programa de formação sobre diversidade e igualdade cultural e religiosa

Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na sessão de encerramento da conferência que assinalou os 20 anos da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal, Lisboa, 22 junho 2021 (Foto: João Bica)
«É intenção do Governo lançar em breve um programa de formação e capacitação dos profissionais do setor público, central e local, que incidirá sobre a diversidade e a igualdade cultural e religiosa que caracteriza o nosso País», disse a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na sessão de encerramento de uma conferência que assinalou os 20 anos da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal.

No discurso de encerramento da conferência, a Ministra justificou a iniciativa com os tempos que se vivem «em que esse trabalho é necessário» uma vez que, um pouco por todo o mundo, se questionam os valores e os princípios da tolerância, do pluralismo e da cooperação.

«E é através do diálogo, da educação, da compreensão mútua, que podemos contribuir para prevenir tomadas de posição extremistas ou o crescimento das intolerâncias», acrescentou.

Mariana Vieira da Silva referiu ainda a importância do diálogo inter-religioso para as políticas de coesão e salientou o diálogo fundamental - e que sempre existiu - entre Governo e comunidades religiosas para fazer face à pandemia de Covid-19.

«Sempre contámos com toda a disponibilidade dos representantes das comunidades religiosas», disse, fazendo ainda um agradecimento público por essa disponibilidade, quer nos momentos mais difíceis da pandemia quer agora, no processo de vacinação.

A Ministra citou ainda o antigo Presidente da República Mário Soares, para salientar a importância do respeito pelo pluralismo religioso e concluiu que é importante que se procure o diálogo, a cooperação, a defesa dos valores da igualdade, da interculturalidade e da não discriminação.

Tags: religião
Áreas:
Presidência