O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, sublinhou a importância de continuar a haver apoios às empresas para evitar «mais miséria, mais insolvências e mais desemprego».
«A economia precisa de estímulos. Temos de ser capazes a ajudar a recuperar a procura para que as empresas e os trabalhadores possam manter um nível de ocupação», acrescentou, após uma visita à empresa MatCerâmica, na Batalha.
Siza Vieira afirmou que o Governo já mobilizou quase 20 milhões de euros de apoio à economia e «vai continuar a disponibilizar apoios, seja com mobilização de fundos europeus seja com o aumento da despesa pública ou com o apoio ao investimento público».
O Ministro reiterou que estão a ser feitos todos os esforços «para que a liquidez continue a chegar às empresas» e sublinhou o apoio de três mil milhões de euros para micro e pequenas empresas,
anunciado a 7 de julho.
«Fizemos um esforço muito grande para aliviar as empresas com os compromissos que têm com os bancos, através da moratória bancária, e é preciso continuar a apoiar o esforço de vendas com o reforço dos seguros de crédito à exportação. Com este tipo de enquadramento, o esforço dos empresários pode conhecer melhores resultados», disse.
A prioridade do Ministro é «ajudar a criar as condições para que as empresas possam responder o melhor possível a todas as circunstâncias do mercado».
Pedro Siza Vieira expressou o desejo de que a situação pandémica a nível mundial evolua positivamente, reiterando a intenção de apoiar as empresas, os empresários e os trabalhadores que estão a fazer um esforço para que «a retoma seja segura e certa».