Saltar para conteúdo

Notícias

2020-04-20 às 13h14

Governo tomou medidas para manter postos de trabalho

Ministros João Cravinho e Ana Mendes Godinho e Secretária de Estado Jamila Madeira assistem ao carregamento de equipamento de proteção para lares de idosos, Lisboa, 20 abril 2020
O Governo está «a fazer uma monitorização permanente» dos números do desemprego acompanhando-a com «medidas para manter os postos de trabalho e para conseguir responder às pessoas que estão a ficar em situação de desemprego», disse a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acerca dos números do desemprego.

Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o número de desempregados verificado em março foi superior ao do mês anterior (mais 28 199) e também ao verificado no mesmo mês de 2019 (mais 9 985), havendo 343 761 desempregados.

Ou seja, a taxa de desemprego subiu 8,9% face a fevereiro do ano corrente (evolução em série), e 3% em março, em relação a março de 2019 (evolução homóloga).

Procurar manter os postos de trabalho

A Ministra disse que, nesta fase da pandemia, o esforço do Governo tem sido «procurar que, mesmo durante um período muito difícil em que as empresas estão sem atividade, mantenham os postos de trabalho», nomeadamente através do lay-off simplificado.

«O que temos procurado fazer é que estas medidas ajudem a que haja menos pessoas a aumentar o número dos desempregados», sublinhou.

Ana Mendes Godinho acrescentou que, presentemente, há mais de um milhão de pessoas abrangidas pelo lay-off, estando o Governo a implementar programas de recolocação das pessoas, nomeadamente no setor social.

O Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitaram o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, onde assistiram ao carregamento de 700 mil equipamentos de proteção individual (10 toneladas) destinados a lares de idosos.