Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-20 às 15h47

Governo sublinha relevância da descarbonização e sustentabilidade de Portugal

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, durante a visita ao CEiiA, Matosinhos, 20 julho 2020
Os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, destacaram a importância de envolver e consciencializar as gerações mais novas para a importância da descarbonização e da sustentabilidade de Portugal.

Em Matosinhos, depois de uma visita ao CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, Matos Fernandes sublinhou a relevância de os alunos no final do liceu e início da faculdade estejam conscientes de que a economia tem de crescer «mas neutra em carbono, regenerando recursos e cabendo dentro dos limites do sistema terrestre».

As questões da sustentabilidade e do ambiente têm de começar a ser abordadas nos currículos do Ensino Superior, seja na engenharia, gestão, economia ou direito.

Manuel Heitor afirmou que os jovens têm de perceber que a ciência tem um impacto diário na vida das pessoas e que «há um leque muito variado de sistemas e produtos que ajudam a viver melhor e a passar uma mensagem de confiança para as futuras gerações». «Este é um momento importante para trazer os jovens a trabalhar com engenheiros, investigadores e técnicos nas mais variadas áreas».

A visita ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento ficou ainda marcada pelo lançamento do programa «Sustainable Living Innovators», que vai permitir que 24 jovens desenvolvam conhecimento sobre a sustentabilidade.

Durante a visita, que decorreu no contexto de valorização das cidades e territórios do horizonte 2020-2030, foram ainda apresentados vários produtos serviços que estão em desenvolvimento no CEiiA no âmbito das alterações climáticas, sustentabilidade das cidades e dispositivos médicos.