Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-06 às 18h19

Governo seleciona potenciais investidores para reprivatização da Efacec

Conferência de imprensa do Conselho de Ministros de 6 de maio de 2021
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Lisboa, 6 maio 2021 (Foto: João Bica)
O Conselho de Ministros aprovou a resolução que seleciona os potenciais investidores a participar na segunda fase do processo de alienação das ações representativas de 71,73% do capital social da Efacec Power Solutions, SGPS, S.A.
 
Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, referiu que o procedimento entra numa nova fase depois de o Governo ter decidido lançar «o processo de reprivatização para encontrar solução que permita à empresa prosseguir atividade e manter a contribuição para a economia nacional».
 
Das dez propostas não vinculativas de potenciais interessados, entre investidores estratégicos e investidores financeiros, o Governo apreciou e selecionou um conjunto de cinco potenciais proponentes: Chint Group Corporation, Ltd; Dst, SGPS, S.A; Elsewedy Electric Corporation, S.A.E; Iberdrola, S.A; e Sing - Investimentos Globais, SGPS, S.A.
 
O Ministro referiu que as empresas terão agora a «oportunidade de avaliar detalhadamente a situação de empresa para apresentar propostas vinculativas para que o Governo possa selecionar quem será a entidade adquirente».
 
O foco da decisão «centrar-se-á na capacidade de demonstrar que contribuem para o valor operacional da empresa e na capacidade de contribuir para a capitalização da empresa».