Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-19 às 14h29

Governo quer replicar programa que erradicou abandono escolar entre ciganos

A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, afirmou que o Governo quer replicar ao resto do país o programa aplicado numa escola de Vila Verde, em Braga, que conseguiu erradicar o abandono escolar na comunidade cigana.

Em Braga, na apresentação dos resultados do programa «RISE – Roma Inclusive School Experiences», a Secretária de Estado referiu que o Governo está a desenvolver uma estratégia inovadora direcionada para portugueses ciganos, migrantes e refugiados.

«Queremos validar e aplicar noutras escolas» este programa que levou a 0% de abandono escolar, disse Cláudia Pereira, sublinhando que o objetivo máximo é «a integração de todos os portugueses, ciganos, migrantes, refugiados e reforçar o papel nesta melhor integração».

O Governo pretende «capacitar os professores no ensino, reforçar as bolsas de educação em articulação com as que existem para que os alunos possam completar o ensino superior, o programa Escolhas, do Alto Comissariado para as Migrações».

O projeto RISE, aplicado no pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, diminuiu o absentismo e insucesso escolar de alunos ciganos com base na articulação entre famílias e escola, interculturalidade e diálogo, formação de professores e articulação curricular.

O RISE também está a ser aplicado em Itália e na Eslovénia, sendo financiado pelo programa Direitos, Igualdade e Cidadania da Comissão Europeia.