Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-07 às 18h15

Governo quer reforçar cooperação com Espanha nas regiões transfronteiriças

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na Assembleia Geral do Eixo Atlântico, Matosinhos, 7 fevereiro 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que o reforço da cooperação com Espanha nas regiões transfronteiriças é uma das «verdadeiras prioridades» para o próximo quadro comunitário.

Em Matosinhos, na Assembleia Geral do Eixo Atlântico, a Ministra referiu que a vontade de Portugal é de reforçar os programas existentes, sejam transfronteiriços, transnacionais ou inter-regionais, e fortalecer a dotação destas iniciativas.

Ana Abrunhosa disse ainda que o critério da população não pode ser o único a ser utilizado, uma vez que potencia «situações de desigualdade que afetam gravemente a oportunidade de participação portuguesa, sobretudo nos programas transfronteiriços, dada a importância deste tipo de apoios para a política de valorização do interior».

O investimento europeu destinado à cooperação territorial em Espanha e em Portugal é fundamental para diminuir as diferenças que existem no País entre os territórios de fronteira e os territórios litorais.

«Se Portugal investir mais nos territórios de fronteira, ganha Portugal, ganha Espanha, ganhamos todos», acrescentou.

A Ministra sublinhou que o desenvolvimento das regiões transfronteiriças é alcançado através de estratégias «integradas, arrojadas e bem lideradas». Para isso, são necessárias infraestruturas de qualidade, formas de mobilidade acessíveis e sustentáveis, valorização dos recursos, conhecimento, investigação e cidades «amigas das pessoas».