Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-03 às 16h34

Governo quer mecanismo para dinamizar economia da Defesa Nacional

Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, na abertura de um seminário promovido pela Associação Empresarial de Portugal, Porto, 3 dezembro 2019
O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, afirmou o objetivo do Governo em fazer da Cooperação Estruturada Permanente um mecanismo que ajuda a dinamizar a economia na área da Defesa.
 
No Porto, na abertura de um seminário promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais e pela Comissão Europeia, o Secretário de Estado sublinhou a importância de congregar e coordenar esforços entre as várias entidades, das áreas governativas aos ramos das Forças Armadas.
 
«Este tinha e tem de ser o esforço nacional entre o setor económico, da investigação científica, da tecnologia e da indústria. Em todos há um interesse e em todos há contributos para uma participação mais coesa e frutífera que esta equipa está determinada em alavancar», referiu.
 
A meta do Governo passa por transformar o gabinete de apoio e participação aos projetos da Cooperação Estruturada Permanente num mecanismo mais estável que dinamize a economia do setor e contribua para uma participação nacional no Fundo Europeu de Defesa «que seja vantajosa e que crie valor para todas as áreas envolvidas».
 
O Secretário de Estado salientou também a necessidade de tornar a defesa europeia «autossuficiente em alguns equipamentos e meios, definindo as estruturas de comando e controlo que garantam direção estratégica e operacional».
 
«A Europa não pode ser uma mera espetadora, sob pena de se auto condenar à irrelevância», acrescentou.
 
O Fundo Europeu da Defesa está a debater uma proposta de 13 mil milhões de euros para o período entre 2021 e 2027 que vai permitir, entre outras coisas, modernizar as Forças Armadas em Portugal.