Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-23 às 16h51

Governo quer alojar 1100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final de 2021

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (Foto: João Bica)
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Governo tem o objetivo de alojar 1100 pessoas em situação de sem-abrigo até ao final de 2021.

Em Coimbra, na assinatura de cinco protocolos com instituições de Coimbra e da Figueira da Foz no âmbito de soluções Housing First e Apartamentos Partilhados, a Ministra salientou que os protocolos assinados até ao momento já abrangem cerca de 300 pessoas.

«Queremos ter respostas integradas que respondam às várias dimensões da necessidade de intervenção: alojamento, acompanhamento psicológico, de qualificações e reconversão. Intervenções integradas que abranjam equipas que acompanham pessoas que vão para estas soluções de Housing First ou Apartamentos Partilhados numa lógica de reintegração», referiu.

Ana Mendes Godinho disse que «a questão crítica é garantir uma habitação e alojamento em primeiro lugar», daí a criação destas duas respostas, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA).

A Ministra afirmou que está a ser preparada uma plataforma com a capacidade de garantir «uma leitura a nível nacional de todas as pessoas que estão a ser acompanhadas e identificar as medidas necessárias para cada uma das pessoas, nesta preocupação de respostas personalizadas e individualizadas».

O Governo também está a ultimar a portaria que regulamenta a Bolsa Nacional de Alojamento de Emergência, que vai permitir ter «uma base central de gestão de vagas a nível nacional para situações de emergência, tendo aqui também a integração de imóveis públicos que podem ser utilizados para este fim de respostas sociais de urgência».