Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-17 às 17h01

Governo proíbe circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

Conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros de 17 de junho de 2021
Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Lisboa, 17 junho 2021 (Foto: João Bica)
A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que «o Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana».

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a Ministra realçou que esta medida reflete «a tentativa de não alargar para o resto do País» a dinâmica de crescimento de novos casos, passando a estar proibida a circulação entre as 15h00 de sexta-feira e as 06h00 de segunda-feira, com entrada em vigor já a partir de 18 de junho.

«Esta é uma medida adicional que o Governo decidiu tomar para conter o aumento de incidência que se tem verificado na Área Metropolitana de Lisboa», acrescentou.

Mariana Vieira da Silva destacou também que grande parte dos concelhos em situação de alerta (Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira) estão localizados na área de Lisboa.

A Ministra acrescentou que há dez concelhos que estão em situação diferente do que está o resto do País. Sesimbra teve pela segunda semana consecutiva mais de 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e recuou no processo de desconfinamento, estando previsto, entre outras medidas, o encerramento da restauração e dos estabelecimentos às 15h30 durante o fim de semana.

Os concelhos de Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra estão agora nas medidas que estavam em vigor até ter entrado a última fase de desconfinamento, a 10 de junho. Já os concelhos de Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra recuperaram e estão já abaixo do limiar de alerta aplicável.

Mariana Vieira da Silva realçou também que o panorama global de Portugal «tem vindo a deteriorar-se com o agravamento da situação epidemiológica». «Estamos claramente numa situação já bastante longe da zona verde», disse a Ministra, afirmando que «dificilmente se poderá verificar nova evolução de desconfinamento na próxima semana», uma vez que Portugal tem hoje uma incidência de 90,5 e um R de 1,13.

A Ministra reiterou as medidas que cada cidadão deve continuar a aplicar para conter a pandemia, como a utilização de máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos, entre outros.
Tags: coronavírus
Áreas:
Presidência