Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-05-04 às 20h35

Governo prepara reabertura das creches

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no programa nacional de testes a trabalhadores de creches, Lisboa, 04 maio 2020 (Foto: António Cotrim/LUSA)
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que as orientações conjuntas da tutela e da Direção-Geral da Saúde para a reabertura de creches estão a ser trabalhadas, devendo chegar aos equipamentos sociais ainda esta semana.

«Já temos uma base de orientações que vão ser disponibilizadas ainda esta semana por todas as creches», onde se definem as regras de segurança, «para que esta reabertura seja feita da forma mais segura, mais tranquila», disse Ana Mendes Godinho, durante uma visita à creche do Centro de Promoção Social Alta de Lisboa, em Lisboa, onde 24 funcionárias foram testadas para despiste da Covid-19. 

A testagem destas funcionárias faz parte de um programa nacional de rastreio, que prevê a despistagem da doença em cerca de 29 mil trabalhadores de mais de duas mil creches em todo o País.

A Ministra disse ainda que o Governo está a trabalhar com os parceiros do setor social para que, quando estiverem concluídas estas orientações, se dissemine a informação e haja «formação por parte de todas as creches para as normas que devem seguir», ao nível da separação de espaços, entradas e saídas dos equipamentos.

«Já esta quarta-feira teremos uma primeira sessão de esclarecimentos ‘online’, também com a DGS, para responder a dúvidas que surjam e garantir que fazemos da forma mais segura e com confiança esta reabertura programada das creches», acrescentou.

Manutenção dos apoios aos pais

Ana Mendes Godinho reafirmou também a manutenção dos apoios excecionais à família aos pais com crianças em idade de frequência de creches até final de maio para que, durante 15 dias, possam testar o regresso e ganhar confiança na permanência das crianças nestes espaços.

No caso dos pais com crianças em idade escolar, a Ministra disse que estes se mantêm, enquanto permanecerem encerradas as atividades letivas presenciais e enquanto não houver uma alternativa a ficar em casa com as crianças.

Recorde-se que o Governo definiu um período de transição para a abertura das creches, entre 18 de maio e 1 de junho, para que as famílias possam optar por deixar as crianças nas creches ou ficar com elas em casa, mantendo este apoio.

Visitas a lares

Sobre a reabertura dos lares a visitas de familiares, Ana Mendes Godinho disse que esta é uma questão que está a ser avaliada, tendo em conta critérios de segurança e proteção de uma população particularmente vulnerável à doença e às consequências mais graves da infeção, uma vez que a taxa de letalidade incide sobretudo sobre os mais idosos.

A Ministra referiu também que o programa de rastreio já abrangeu mais de 41 mil trabalhadores destas instituições e que mais de 2800 pessoas foram já aprovadas para poderem reforçar as equipas de lares e outras instituições sociais ou de saúde, ao abrigo do programa promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.