O Governo português saudou «vivamente» o acordo alcançado entre a União Europeia e o Reino Unido na sequência da decisão tomada em 2016 de deixar de ser um Estado-membro.
«O Reino Unido permanecerá, além de nosso vizinho e aliado, um importante parceiro», escreveu o Primeiro-Ministro António Costa na sua conta na rede social Twitter, agradecendo ainda à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e ao negociador-chefe da União Europeia, Michael Barnier.
A área dos Negócios Estrangeiros destacou, também no Twitter, que «o acordo União Europeia-Reino Unido significa muito para Portugal: melhores condições para desenvolver a relação económica com o nosso parceiro fora da União Europeia e a principal origem do turismo para Portugal; e a continuação de uma relação muito próxima com o nosso mais antigo aliado».
«O acordo é também uma boa notícia para os portugueses residentes no Reino Unido e para os britânicos residentes em Portugal. Eles abem que vivem e trabalham em países amigos», pode ler-se também.
O acordo alcançado entrará em vigor a 1 de janeiro de 2021.