Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-25 às 15h10

Governo poderá estender apoios ao emprego pelo segundo semestre se necessário

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira
Os apoios à manutenção do emprego e das empresas têm permitido que a subida do desemprego tenha sido «bastante contida e os encerramentos de empresas têm sido bastante reduzidos», disse o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na conferência digital «Retomar Portugal – Comércio Internacional», uma iniciativa da rádio TSF, Jornal de Notícias e BPI.

Sublinhando o caráter «temporário desta crise», bem como a sua origem externa às empresas, o Ministro disse que «as empresas (dos setores do Turismo e da Restauração) estão mal porque não aparecem clientes», pelo que, nesta altura, o Governo deve «continuar a estender apoios que permitam às empresas aguentarem-se até à recuperação da procura».

«Estamos mesmo preparados para continuar estender os apoios ao emprego pelo segundo semestre, se isso for necessário», acrescentou.

Se «a recuperação da economia é uma preocupação essencial, o tema mais essencial é a normalização da situação sanitária», que gerou a crise económica, através da vacinação de uma parte significativa da população.

A vacinação, pelo menos dos grupos de maior risco, «é que assegura que próximas vagas não tenham o mesmo impacto sobre a procura de serviços de saúde e por isso possam ser acompanhados de medidas menos restritivas. Mas enquanto durar esta situação, as trocas comerciais e o impacto na economia vão manter-se», disse Siza Vieira.

Aumentar qualificações

O Ministro lembrou que, em dezembro, foram lançados novos apoios a fundo perdido, que contam sobretudo com financiamento europeu, tendo já sido pagos mais 200 milhões de euros ao abrigo do programa Apoiar.

Siza Vieira destacou que «estes apoios são importantes numa altura em que empresas levam já um ano de redução das suas receitas».

O Governo está a trabalhar com um conjunto de associações empresariais para aproveitar «este tempo de menor atividade para o aumento de qualificações, seja a nível das línguas, da utilização de ferramentas digitais ou da sensibilização para novas práticas de sustentabilidade e sanitárias».

«É importante aproveitar os momentos para reciclar os conhecimentos dos trabalhadores das empresas», disse ainda.