Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-12 às 19h42

Governo lança «Roteiros de Defesa Nacional»

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que o Governo vai lançar a iniciativa «Roteiros de Defesa Nacional», com início em Vila Real, Lamego e Baião. A medida visa aproximar as Forças Armadas à sociedade civil e será feita em parceria com os municípios e regiões autónomas. 

Durante a sua intervenção nas celebrações do Dia da Academia Militar - que comemora 230 anos - João Gomes Cravinho disse que estes Roteiros visam criar «oportunidades para debater a Defesa Nacional em diferentes regiões do território português e com diferentes elementos da nossa sociedade». Vão envolver os «níveis intermédios da Administração Pública e o poder central» e a «família militar que faz todos os dias acontecer a Defesa Nacional».

Sobre esta «parceria estreita» com os municípios, o Ministro referiu que estes «são parceiros de longa data da Defesa Nacional» e «a sua ação permanece incontornável» na aproximação à sociedade que o Governo elegeu como prioridade.

Alunas na Academia Militar são quase 12% 

Sobre as mulheres nas Forças Armadas, João Gomes Cravinho destacou o papel da Academia Militar, que implementou «o primeiro curso de formação de formadores de género, em linha com os compromissos assumidos no Plano Setorial de Defesa Nacional para a Igualdade».

O Ministro referiu ainda o facto das alunas na Academia Militar já serem quase 12%, ainda que seja preciso «continuar a trilhar estes caminhos».

«É também uma questão pragmática, num momento em que lidamos com importantes desafios no recrutamento e na retenção de efetivos, mas é também um desafio importante em termos da melhoria constante das nossas Forças Armadas, pois as mulheres trazem mais-valias qualitativas e importantes às fileiras», disse.

Antes de terminar, João Gomes Cravinho referiu que também a Academia Militar deverá pensar «em novas formas de ir ao encontro dos nossos jovens e de trabalhar com as escolas, porventura em parceria com o Instituto de Defesa Nacional, para apresentar a Defesa Nacional, dar a conhecer, informar e debater».