Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-09 às 19h56

Governo lança campanha de sensibilização para os media em 2020

Vai ser lançada, no início de 2020, uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma comunicação social livre e uma população informada e capaz de exigir e procurar informação séria.

Durante a sua intervenção, em Coimbra, na sessão de encerramento da conferência «A palavra da imprensa portuguesa», promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa, o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, destacou a existência de um «complemento importante entre políticas de incentivo à leitura e a consciencialização de todos para distinguirem o que é jornalismo profissional, com qualidades de investigação, de análise e de crítica, rigor e isenção» ao mesmo tempo que se sensibiliza «para aquilo que não é informação, mas opinião em rede amplificada, ou seja, corrente de opinião desinformada».

Nesse sentido o Governo em parceria com as universidades, profissionais do jornalismo e representantes do setor dos media «têm o mesmo objetivo partilhado»: promover «a convivência democrática fundada numa comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e procurar informação séria».

«Além das medidas de fomento de literacia mediática, é essencial promovermos uma campanha alargada de sensibilização, difundida por vários meios, como televisão, imprensa, rádio e meios digitais (…) cujo objetivo seja alertar os cidadãos para o facto de que a produção de conteúdos informativos é fundamental, pelo que todos são chamados a contribuir e envolver-se», referiu Nuno Artur Silva.

«Que não haja dúvidas que isto não é uma questão dos jornalistas, isto é uma questão dos cidadãos», para quem a desinformação «é uma ameaça séria que pode afetar a credibilidade das instituições democráticas, minando a confiança nessas instituições».

No mesmo dia em que a Associação Portuguesa de Imprensa lançou uma petição dirigida à Assembleia da República, Nuno Artur Silva destacou a intenção de trabalhar para que exista a «possibilidade real» de algumas dessas propostas serem concretizadas.

Sobre duas das medidas que integram a petição – como a oferta de assinaturas de publicações às escolas ou deduções fiscais na aquisição de jornais e revistas – o Secretário de Estado referiu que as mesmas são «de longo alcance, mas sobre as quais é também necessário refletir de modo a ponderar custos e impactos efetivos».

«Este Governo tomou posse há muito pouco tempo e teremos de ter a perspetiva de realizar isto ao longo do tempo e não imediatamente. Mas estaremos de acordo na possibilidade real destas medidas serem concretizadas, vamos trabalhar para isso», disse.