Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-14 às 15h31

Governo homenageia forças e serviços de segurança envolvidos no combate à pandemia

Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, na homenagem à PSP, à GNR, ao SEF, aos bombeiros voluntários e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Lisboa, 14 dezembro 2021 (Foto: João Bica)
O Governo homenageou a PSP, a GNR, o SEF, os bombeiros voluntários e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pela sua participação e envolvimento na luta contra a pandemia de Covid-19.

Na homenagem estiveram presentes as ministras da Administração Interna, Francisca Van Dunem, e da Saúde, Marta Temido, bem com o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que idealizou e concebeu esta iniciativa de agradecimento e reconhecimento.

Durante a cerimónia, que decorreu em Lisboa, a Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, sublinhou que «a segurança interna, tal como a área da saúde, disse "presente", desde o primeiro dia» da pandemia, em março de 2020.

«Houve um conjunto de instituições que, pela natureza das suas missões, não podiam ficar confinadas e os seus membros tiveram de ir para a rua, de se expor a todos os riscos, nesta luta ainda não terminada, pela saúde e pela segurança de todos nós», disse a Ministra.

Francisca Van Dunem afirmou também que a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ANEPC e os corpos de bombeiros de todo o País «cumpriram o seu dever de missão com brio, total entrega e abnegação».

«Às atribuições decorrentes da missão habitual juntaram-se novas exigências, como o controlo e fiscalização do cumprimento das regras sanitárias e de restrições de deslocação e contactos, a reposição do controlo das fronteiras terrestres, a desinfeção de edifícios e viaturas, a organização e disponibilização de alojamentos para instalação de doentes sujeitos a isolamento determinado por autoridade de saúde, o transporte de doentes covid e o apoio aos lares de idosos», disse.

A Ministra referiu que este «reconhecimento é devido», sendo feito com «orgulho» e «com genuíno sentido de agradecimento».