Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-28 às 17h40

Governo está a trabalhar para «adaptar a Defesa Nacional à experiência e expetativa dos jovens»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante a visita à Escola Secundária de Baião, Porto, 28 janeiro 2020
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que o Governo está a trabalhar para «adaptar a Defesa Nacional à experiência e expetativa dos jovens».

Em Baião, Porto, no segundo dia dos Roteiros da Defesa Nacional, o Ministro sublinhou a importância de aprofundar a aproximação entre o setor e a sociedade, reforçando os temas da cultura e segurança como «marcas estruturantes do País».

João Gomes Cravinho referiu que «a melhor forma de o fazer é através da juventude», pelo que estes valores devem estar presentes nos currículos escolares, através do projeto Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz.

O município de Baião foi um dos primeiros a celebrar um protocolo com o Governo neste sentido e serviu «de exemplo inspirador que deu frutos outros pontos do País».

O Instituto de Defesa Nacional é um dos parceiros do projeto e tem contribuído com a formação de professores nos temas da área e está a «desenvolver outras formas de partilhar conteúdos formativos».

Os Roteiros da Defesa Nacional são destinados a promover um conhecimento e uma cultura de Defesa Nacional nas diferentes regiões do território nacional, em parceria estreita com os municípios e os governos regionais, pretendem criar oportunidades privilegiadas de contacto entre decisores e cidadãos, administração central e local, sociedade civil e família militar.