Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-19 às 0h32

Governo está a fazer todos os esforços para reabrir rapidamente urgência pediátrica de Almada

Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou Centros de Saúde de Almada e Seixal, 18 novembro 2019
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o encerramento noturno da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, é temporário, acrescentando que o Governo procurará que a situação se resolva o mais rapidamente possível. O encerramento, a partir do dia 18 de novembro, deve-se à falta de pediatras, que se verifica em todo o País.

A Ministra reuniu-se com os médicos, enfermeiros e administrativos que trabalham nos Centros de Saúde Rainha Dona Leonor, em Almada, e da Amora, no Seixal, que passaram a estar abertos até à meia-noite para compensar o encerramento temporário da urgência pediátrica do hospital entre as 20h00 e as 8h00.

Nas reuniões estiveram ainda presentes os dirigentes do Agrupamento de Centros de Saúde e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. 

Os Centros de Saúde Rainha D. Leonor e da Amora passaram a funcionar de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 24h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 22h00. 

Depois da meia-noite, quando os Centros de Saúde encerram, os pais devem ligar para a linha SNS 24, através do 808 24 24 24.

Governo está a fazer tudo o possível

A Ministra afirmou que o «Hospital Garcia de Orta, sendo um hospital de tampão para a península de Setúbal, é um hospital que tem de ter a urgência noturna aberta», pelo que o Governo continua a procurar pediatras interessados em trabalhar no Garcia de Orta. 

Marta Temido lembrou que estão a ser contratados dois pediatras, acrescentando que este número é insuficiente, acrescentando que «se houver pediatras amanhã para contratar, mais do que aqueles dois que já estão autorizados, serão contratados». 

O Hospital tem 29 pediatras, dos quais só 4 fazem bancos, uma vez que os restantes têm mais de 50 anos, idade com que podem deixar de fazer bancos. O concurso aberto no ano passado não teve concorrentes.

O Governo está «por todos os meios à disposição, a tentar fazer contratos» com mais pediatras, mas «há falta de pediatras no País», sublinhou.

A Ministra disse que o encerramento temporário da urgência pediátrica de Almada foi uma solução encontrada depois de outras terem falhado. As tentativas incluíram a solicitação a hospitais privados para um emprestarem os seus pediatras, e a possibilidade de protocolos com a União das Misericórdias Portuguesas, mas nenhuma destas hipóteses se revelou viável.

A Ministra referiu que no fim-de-semana de 16-17 de novembro, o Centro de Saúde de Almada atendeu mais de 80 crianças e apenas uma teve necessidade de ser encaminhada para um serviço de urgência.

«Tenho a certeza de que as crianças que vierem aqui terão um atendimento de qualidade. Se for necessário encaminhá-las para outro sítio, isso será feito», afirmou Marta Temido.