Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-09 às 23h08

Governo entrega medalha de Mérito Cultural ao encenador Tiago Rodrigues

Primeiro-Ministro António Costa e Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregam medalha de Mérito Cultural ao encenador Tiago Rodrigues, Lisboa, 9 dezembro 2021
O Primeiro-Ministro António Costa e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregaram a medalha de Mérito Cultural ao ator, encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues, que, após ter dirigido o Teatro Nacional D. Maria II, foi nomeado diretor do Festival de Avignon em julho. 

No final da estreia da peça de teatro «O Cerejal», de Anton Tchekhov, numa encenação de Tiago Rodrigues, no Teatro Nacional D. Maria II, António Costa entregou a medalha de Mérito Cultural ao encenador, felicitando-o pelo «excelente trabalho» que desenvolveu nos sete anos em que dirigiu o D. Maria II. 

«Quero agradecer o Tiago Rodrigues (…) a forma como foi capaz de transformar um teatro que tem 175 anos, abrir as portas deste teatro ao mundo, levá-lo um pouco a todos os cantos do mundo, e percorrer todo o País com este teatro», disse, desejando-lhe boa sorte para as «novas aventuras» que terá em França. 

Em julho, Tiago Rodrigues foi escolhido para diretor do Festival de Avignon, um dos mais importantes de teatro do mundo, iniciando oficialmente funções a 1 de setembro de 2022, para dirigir a edição de 2023 do festival. 

Com uma carreira de mais de duas décadas, Tiago Rodrigues tem sido presença regular em palcos internacionais, tendo sempre por base Portugal, seja através da companhia que criou, Mundo Perfeito, ou do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, que dirigiu desde 2014 e cujo mandato foi onde viu recentemente renovado o mandato até 2023.

Prémio Pessoa em 2019, Tiago Rodrigues foi cofundador e diretor artístico da companhia Mundo Perfeito, tendo, ao longo de cerca de uma década, criado mais de 30 peças, apresentadas em cerca de 15 países da Europa, América do Sul, Médio Oriente e Ásia.

A primeira presença de Tiago Rodrigues no Festival d'Avignon aconteceu em 2015, onde apresentou a peça «António e Cleópatra», de William Shakespeare, tendo voltado nos anos seguintes com outras encenações. Na edição deste ano do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues tinha estreado «O cerejal», que está em cena no teatro D. Maria II até 19 de dezembro.