Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-09 às 12h45

Governo destaca trabalhos de regeneração da rede hidrográfica

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, destacou a regeneração que está a ser feita da rede hidrográfica e que atinge praticamente os mil quilómetros de rios e ribeiros.

Em Águeda, no âmbito da visita aos trabalhos de regeneração do rio Cértima, o Ministro sublinhou a importância de as autarquias impulsionarem este tipo de projetos, que contam com o apoio do Fundo Ambiental.

«Foi fundamental que tenham sido as autarquias a assumir a obra e a vontade de o fazer em conjunto. Nós demos todo o apoio técnico e demos apoio financeiro, porque acreditamos que estas intervenções são certamente muito mais bem conseguidas se forem conduzidas ao nível local porque podem fazer o melhor acompanhamento da empreitada», acrescentou.

Matos Fernandes referiu que estas recuperações são possíveis porque existe uma «maior disponibilidade e facilidade de gestão do Fundo Ambiental» e também um novo olhar das autarquias para os problemas ambientais, «porque os rios deixaram de ser as traseiras para ser o frontispício».

O Ministro afirmou ainda que as obras de regeneração do rio Cértima «são dez quilómetros de mil que estão a ser feitos pelo País fora, e isso aconteceu depois dos incêndios de 2017, em que se começou por intervir nos concelhos atingidos, reabilitando toda a rede hidrográfica, que é também uma excelente linha corta fogo».